domingo, 14 de dezembro de 2008

Betty Page e a evolução das Pin-ups


No início da semana passada tive a idéia de fazer um post sobre a evolução das ilustrações de Pin-ups americanas. Comecei a coletar algum material e fazer algumas pesquisas. Sou fã desse estilo de desenho, principalmente os clássicos, da década de 60 para trás. Numa triste coincidência fiquei sabendo que Betty Page, considerada a maior modelo americana desse estilo, faleceu, aos 85 anos na última quinta-feira, 11 de dezembro. Betty era a própria imagem da Pin-up. Retratada por diversos artistas e fotógrafos sua imagem se tornou referência pop. Sua sensualidade instigante permeou os sonhos de diversos adolescentes durante anos e sua imagem acabou se tornando uma espécie de "Coca-Cola" das Pin-ups, reconhecida em todo mundo. Aproveito este post para deixar aqui uma homenagem a essa linda mulher. Veja algumas imagens dela e se quiserem saber mais sobre esse ícone sexual dos anos 50 sugiro uma visita ao seu site oficial e as páginas Planet Betty e The Betty Page.



Betty Page foi um ícone sexual absoluto nos anos 50 e sua imagem, estampada em fotos, ilustrações e diversas capas de revistas, se tornou uma referência pop


Além de Betty, diversas outras modelos, conhecidas ou não, foram retratadas por muitos artistas durante décadas. Muito bacana ver a evolução dos estilos com o passar do tempo assim como o conceito de sexualidades dos desenhos, das ingênuas moças com suas calcinhas acidentalmente abaixadas de Art Frahm até o pesadelo sexual futurista de Hajime Sorayama e suas mulheres biônicas.. Abaixo coloco uma pequena galeria de alguns artistas que deixaram sua marca nesse estilo. Caso quiserem conhecer mais sobre esse tipo de arte sugiro o site The Pin-up Files.


Jack Cole (1914 – 1958)



K.O. Munson (1900 - 1967)



George Petty (1894 - 1975)



Gil Elvgren (1914 - 1980)



Art Frahm (1907 - 1981)



Patrick Nagel (1945 - 1985)



Drew Posada (1969 - 2007)



Hajime Sorayama (1947 - )



Anthony Guerra (1970 - )



Marcus Gray (1971 - )

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro esse tipo de arte. Belo post.