segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Está no ar o novo Faz Caber


Há uns dois anos atrás, mais ou menos, eu e o diretor de arte Marcos Marques tivemos a idéia de criar um blog até então inédito na internet brasileira. Seria o primeiro blog que mostraria os bastidores da editoria de arte de uma revista. No nosso caso a Época. Seria uma espécie de bate-papo de botequim entre designers com dicas, influências, novidades e até algumas peripécias que ocorrem diaramente num departamento como o nosso. A idéia era ótima mas a dúvida estaria no nome a ser dado para o blog. Várias tentivas foram feitas mas todos soavam pomposos demais. Minha primeira e única sugestão foi em cima do pesadelo de qualquer designer editorial: o famigerado Faz Caber. Para quem não sabe, essa expressão é recorrente em revistas que priorizam a informação como a Época e significa que o texto do jornalista excede (às vezes, em muito) o tamanho pré-determinado pelo lay-out . Resultado: uma cirurgia plástica de última hora, com diminuição de fotos, realinhamento de colunas, rediagramação de infográficos, etc., que acaba por sacrificar o visual da matéria. Mas isso faz parte do jogo e quem trabalha na área não guarda frustrações quanto a essa prática. Matérias vem e vão e cedo ou tarde, em alguma delas, o design acaba falando mais alto. E mesmo naquelas em que o "Faz Caber" reina, cabe ao designer, mesmo nesse mar de letrinhas, zelar pelo melhor visual e proteger a identidade gráfica da revista. Aquela que quando o leitor olha percebe de imediato qual revista lendo e o quanto fácil e agradável está essa leitura para ele. O nome espirituoso então caiu como uma luva inclusive tornando o termo, antes antipático e até impositor, motivo de brincadeiras entre a editoria de arte e os redatores.
Passar um pouco dessa e de outras experiências diárias da gente é a proposta do blog Faz Caber, que agora está de cara nova e em endereço novo. Destaque para o logo criado pelo talentoso ilustrador Japs retratando, de forma bem divertida, toda a nossa equipe. Eu sou o barbudinho segurando a letra "R". Clica na imagem abaixo que ela amplia.

Um comentário:

Paola Máximo disse...

Olá Alexandre, esse nome (mais que apropriado) foi uma ótima sacada que tiveram. Minha primeira experiencia editorial foi a revista Veja (a concorrência, rs)onde, como vocês, noticias e tempo valem ouro!
Você tem ótimos textos.
um abraço, Paola