

Se alguns anos atrás revistas como Wallpaper e Wired eram as referências máximas para quase todo designer da área editorial, hoje o objeto gráfico de desejo é a americana Esquire. Eu sempre fui muito fã do projeto gráfico dessa revista, que na minha opinião é ousado sem abrir mão da elegância. Suas fontes, que oscilam sem pudor algum entre o Black mais denso ao Thin mais discreto, dão um forte toque de sofisticação às matérias. Junte a isso belas fotos, ilustrações certeiras e sacadas geniais em criação (cada capa é uma obra-prima) e eu posso afirmar que a Esquire sempre esteve no topo do design gráfico editorial.
Wallpaper e Wired: outras publicações estrangeiras que já estiveram na "moda"
Bom... parece que as revistas brasileiras descobriram isso também. É fácil perceber uma forte onda de “esquirização” no design de diversas publicações nacionais. Em algumas delas isso até que caiu bem como é o caso da VIP – que sempre foi uma espécie de “priminha distante” da Esquire e recentemente assumiu isso descadaramente com a reformulação de seu projeto gráfico – e da recém-lançada Época São Paulo – totalmente “esquirizada” e que conta hoje com um dos projetos gráficos mais bonitos entre as revistas brasileiras.
"Esquirização": algumas revistas brasileiras que já aderiram
A Esquire tem um visual bem pensado e serve bem ao propósito de uma revista de comportamento e serviços destinado a um público de gosto refinado. Mas fica a dúvida quando essa “esquirização” é tirada do contexto e aplicada em revistas de negócios ou automóveis, por exemplo. Ali e o visual parece “pesado” e cansa a leitura. Salvo aí o exemplo da revista Época que aplicou uma linguagem tipográfica parecida mas com a sobriedade que uma revista semanal exige. Ela contrasta o peso da fonte com muitos “brancos” nas páginas dando um efeito visual agradável no final. De qualquer forma ainda nota-se o "padrão Time”, outra revista gringa bastante copiada por aqui, mas essa é outra conversa.
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