quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A evolução dos logos

Vou aproveitar este post para um desabafo... eu não acredito na quantidade de "profissionais" (será?) que tem por aí dizendo serem especialistas em criação de logos para empresas. Mais terrível ainda é o monte de empresas que acreditam neles e deixam a mais importante parte de sua identidade visual nas mãos dessa galera. Fazer um logo vai muito além de misturar umas cores, colocar aquela fonte fantasia de mau gosto ou usar um clipart cafona e mal desenhado. É algo que demanda um estudo aprofundado. Um bom logo tem que ser limpo e objetivo para não se tornar um "ruído" em qualquer mídia em que for usado. Sempre é bom procurar referências visuais bacanas (formas, objetos, etc.) e se preocupar com o público que a empresa vai atingir. O logo é uma assinatura da empresa e precisa ser facilmente reconhecido. Isso ajuda (e muito) a aumentar a credibilidade do negócio. Bom... tudo isso para mostrar uns sites em que podemos acompanhar a evolução de alguns logos famosos. Muito legal é entender as referências usadas e acompanhar as tendências de cada época. Neste aqui apenas as grandes marcas automobilísticas e neste outro algumas marcas famosas que vemos por aí.

Nenhum comentário: