quinta-feira, 28 de maio de 2009

Portfólio - Galileu

Foi bacana quando meu amigo Ricardo Martins, diretor de arte da Galileu, me convidou para fazer uma ilustração para a revista justamente na edição de estréia de seu novo e arrojado projeto gráfico (no. 215, junho,2009). Ele me pediu algo que lembrasse o grande cartunista alternativo americano Charles Burns, do qual eu já era fã declarado a muito tempo.
Era para a matéria "A queda do rei do spam" que conta a história do brasileiro Leni de Abreu Neto, considerado um dos maiores spammers do mundo. Foi um desafio interessante e de posse de algumas fotos do cara fiz a ilustração abaixo emulando o estilo de Burns. Quem comprar a revista (...e vale! Tá bonita e com um projeto editorial renovado também) vai perceber que a minha ilustração está assinada como Xandão, que na realidade é como também sou conhecido entre o pessoal da área.

A abertura da matéria na revista Galileu:



Para essa ilustração usei um desenho feito por mim a mão, escaneado e arte-finalizado no Illustrator e no Photoshop. Abaixo ela como foi concebida por mim sem estar invertida, algo que não comprometeu o resultado final:


6 comentários:

Fausto Salvadori disse...

Oi, Xandão. Muito bacana a ilustração. Engraçado: na primeira vez que vi, achei que a referência fosse Daniel Clowes. Mas o clima soturno é mais do Burns, mesmo.

(Ah, sou autor do texto da matéria, junto com o Felipe.)

Alexandre Lucas disse...

Obrigado, Fausto. Boa a matéria... parabéns!
Também sou fãzaço do Daniel Clowes e realmente os estilos se assmelham, só que o Charles Burns é um pouco menos cartunesco. Mas ambos são feras.

Abs. e sucesso!

Cmoon... disse...

A revista ficou bem bonita e atraente...mas alguns trabalhos saltaram aos olhos...este por exemplo!
Quando espiei a revista recém chegada, esta foi uma das aberturas que gostei muito.
Vc faz frilas???...rs
Da tempo, com tanta coisa que vc já tem na semanal?
Ganhou uma fã... tb como ilustrador!
bj
:)

Alexandre Lucas disse...

Sempre se dá um jeitinho, mesmo na correria da semanal. Além do mais fazer ilustrações é algo estimulante pra mim...é sempre um desafio. Brigadão pelos elogios.

Anônimo disse...

Fala Xandão, realmente você está de parabéns pelas ilustrações, realmente você é um bom profissional, pena que nosso amigo FAUSTO não pareça ser profissional assim como você, por que sinceramente li a matéria e o que me parece, foi que a matéria foi totalmente montada e manipulada pelo próprio repórter. Já cheguei a ouvir a história desse cara que está enrroscado na Holanda e pelo que entendi o cara não é nenhum spamer e infelizmente o cara entrou como laranja nisso tudo, o cara tem 2 filhos pequenos, e não acho que o cara ia entrar em uma furada dessa sabendo o que estava fazendo...Infelizmente quando querem pegar um laranja para pagar por alguma coisa, sempre sobra pra um brasileiro, afinal a justiça brasileira é frágil e falha!!...
Abraço Xandão e mais uma vez parabéns pela matéria...

Fausto Salvadori disse...

O mesmo Anônimo comentou no meu blog. Dei minha resposta lá.