sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Chiques & Famosos agora realmente chique


Eu não sou do tipo de pessoa que lê revistas de celebridades mas passando por uma banca esses dias me deparei com a nova Chiques & Famosos, da editora Símbolo. Logo de cara o novo e elegante logotipo da publicação já me agradou pois, além de bonito, destoa completamente de suas concorrentes.
A parte interna ainda segue a lógica desse tipo de revista: muitas fotos e pouco texto, mas a tripografia usada passa um ar de sofisticação, alinhando o projeto gráfico a nova proposta editorial que pretende torná-la mais "cerebral". O visual lembra muito a americana Vanity Fair, sempre referência quando a ordem é requinte gráfico. Percebe-se também, intencionalmente ou não, um pouco de outra classuda publicação gringa, a Portfolio. Outro destaque agora é que Chiques & Famosos também entra no clube das revistas que usam capinhas internas para suas seções (ponto que eles até ressaltam na capa principal).

Olha as capinhas internas aí de novo! Tendência cada vez mais adotada que dessa vez mereceu até chamada na capa principal (acima o detalhe)


Bom... pontos negativos (na minha humilde opinião, é claro): muitas fotos coladas uma na outra. Sei que isso é prática comum em revistas de famosos mas um inofensivo branquinho de alguns milímetros entre elas ajudaria na compreensão das mesmas. Ainda falando nas fotos o fio de contorno preto em todas é dispensável. Também acho que os quadros coloridos em transparência sobre algumas fotos poderiam ser usados com mais cautela pois, apesar de não ser um recurso feio, destoa um pouco do clima elegante que a revista pretende adotar. Nesse caso os bons e velhos quadros pretos ou brancos cumpririam bem o papel.

Algumas páginas da nova Chiques & Famosos. Mais elegância e clareza se tornam o grande diferencial em relação as concorrentes

De qualquer forma é bom ver cada vez mais revistas experimentando novos caminhos, rasgando algumas ultrapassadas cartilhas que colocam o leitor brasileiro com o alguém que não quer o novo. Os tempos são outros e exigem uma nova postura editorial, para isso um projeto gráfico claro, arrojado e, obviamente, bonito é algo que coroa essa mudança. Essa importância do design parece cada vez mais ser notada e respeitada. Algo que no Brasil, convenhamos, demorou até para acontecer.

(P.S.: Não descobri quem é o autor do novo projeto gráfico da Chiques & Famosos. Caso alguém saiba - ou o próprio esteja lendo - deixe um comentário)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um comentário desses só podia ser feito por alguém que realmente entende do que está falando. Adorei.
beijo
Dani Turano
PS: Caramba, há tempos não passeio pela EDG... vc continua por lá? Sabe que o Caio é papai?!