segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Portfólio - Guia Educação - Época

Na ed. 543 da revista Época (outubro de 2008) tivemos uma matéria sobre como escolher a escola para o seu filho. Ela iria entrar como um guia especial na seção Vida Útil e tinha uma proposta interessante: alguns pais, com filhos de diferentes idades, haviam sido escolhidos para pesquisar algumas escolas devidamente municiados pelos jornalistas da revista com perguntas e dicas que deveriam sempre observar.

O infográfico
Logo que nos reunimos para decidir o layout da matéria resolvemos que poderíamos, em algum lugar da reportagem, colocar as principais dicas na forma de um infográfico. Pensando grande decidimos por uma gigantesca ilustração que seria dividida em 4 páginas (ou duas duplas como costumamos dizer). Para isso recrutei a ajuda de dois grandes amigos ilustradores também membros da nossa equipe de arte, Gerson Mora e Nilson Cardoso. O primeiro passo foi nos reunir e decidir um rafe básico de como seria a tal ilustração (isso foi imprescindível para definir a colacação dos textos):

Feito isso , foi a vez de Gerson começar a modelar a estrutura tridimensional da escola no software 3D Studio Max:

Enquanto isso Nilson tratava de desenhar diversas figuras que representariam as situações descritas no texto. Com uma lista enviada pela jornalista e usando o Photoshop e uma tablet (sem contar a sua habilidade artística) ele criou as divertidas figuras que seriam espalhadas pela arte:

Depois disso eu acompanhei o posicionamento dos personagens para que houvesse espaço hábil quando fosse trabalhar a colocação dos textos. Isso seria essencial para criar um design interessante:

Decididido os lugares exatos foi só colocar um telhadinho estrategicamente recortado, para dar um ar mais atraente e real ao desenho:

Agora restava a mim aplicar a ilustração pronta no InDesign e distribuir os textos. Testei várias formas de leitura mas decidi pela forma linear e sequencial, mais usada em artes desse tipo. Procurei usar cores marcantes e quentes (que já vinha usando na matéria como vocês vão ver mais abaixo). Isso deu mais clareza a leitura (principalmente nos números, que mereciam destaque) e potencializou o clima divertido do desenho. Criei também duas vinhetinhas (pequenas ilustrações vetoriais) em forma de balãozinho e lupinha para sinalizar pontos interessantes dos textos. A arte final ficou assim (clique nela para ampliar):

Aqui eu juntei as 4 páginas para termos um panorama geral. Na revista ela foi dividida em duas duplas.


O design da matéria

Paralelamente ao que acontecia acima eu também fui responsável pelo design gráfico da matéria. A idéia inicial era fotografar os pais juntos com os filhos em diversas situações que remetessem a educação (com lápis, carteiras, cadernos, etc.), naquele clima clichê de toda matéria de revista semanal desse tipo. Foi aí que entrei com uma sugestão diferenciada.

Primeiro pedi ao editor de fotografia que produzisse uma foto onde as crianças estivessem juntas. Mesmo a distância entre duas delas das demais (estavam em outros estados) prejudicaria já que se os fotógrafos tirassem na mesma posição e com a mesma luz poderiam ser montadas depois no Photoshop.

Apenas quatro crianças estavam juntas nessa foto. As outras duas foram feitas em estados diferentes e montadas na imagem final. Quem é da área vai descobrir fácil quais são.


Os pais, por sua vez, seriam fotografados de forma separada, cada um sozinho mas ambientados em lugares tipicamente escolares. Depois usaria uma espécie de silhueta das seis crianças juntas sempre destacando aquele seria filho do pai em questão. O resultado agradou muito a todos.

Detalhe de alguns pais com seus respectivos filhos destacados na silhueta. Solução gráfica diferenciada para um tipo de matéria onde o clichê muitas vezes acaba imperando.


Como se tratava de um mini-especial criei também um selo com uma ilustração vetorial de uma mochila que identificou a matéria dentro da revista e ajudou a garantir a unidade gráfica.


A matéria final recebeu um tratamento com cores quentes (as mesmas que usei depois no infográfico). O bacana de um trabalho desse é o desafio. Geralmente esse tipo de matéria, com uma complexidade logística grande assim, é atribuído a revistas mensais onde o tempo para produção é bem maior. Nós aqui na Época tivemos apenas 4 dias para realizá-lo. E acho que o resultado final não foi um dos piores.





Nenhum comentário: