quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Revista Veja de cara nova


Quem também acaba de ganhar um projeto gráfico novo é a revista Veja. Sob o comando do diretor de arte Carlos Neri (com quem já tive o prazer de trabalhar) a revista recebeu um banho de loja depois de muitos anos. As seções foram remodeladas assim como as páginas dos articulistas. Nas matérias nota-se uma maior limpeza visual seguindo o bom e velho estilão Time. Os infográficos estão mais claros também (sempre achei os gráficos da Veja excessivamente multicoloridos). Para os textos foi desenvolvido uma fonte especial somente para revista baseada na família Times Roman, que me parece maior e de mais fácil leitura. Foram mudanças sutis em alguns casos e gritantes em outros. Achei, por exemplo, que os "chapéus" nas aberturas das matérias estão um tanto grandes demais, chegando a brigar com o título em alguns casos. E falando em títulos outra coisa que sempre me incomodou ainda está lá, o excesso de títulos em caixa alta (letras maiúsculas) que descontextualizados tornam-se um forte "ruído" visual. Mas no geral acho que ficou bem melhor. Uma mudança que alcançou um interessante meio termo que agradará tanto os novos leitores como os mais antigos. Ponto para o Neri e sua equipe que prova mais uma vez a importância cada vez maior do design gráfico em revistas no Brasil, seguindo uma tendência que já é regra no primeiro mundo a muito tempo.

2 comentários:

Fernando Pires disse...

Bem equilibrada sua análise Xandão. Parabéns!

Nilson Cardoso disse...

oi Xandão, não vou falar do seu texto, que ao meu ver está bem legal, vou falar de seu Blog que está muito bacana, bacana mesmo, uma forma bem interessante de mostrar sua arte, parabéns!!